> Principal > Visagismo
Clima
 
Bloco do usuário
Olá Visitante
IP: 54.158.214.111

Username
Palavra-passe
Vídeos
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail



Cortes de Cabelos com Visagismo 



  

    Visagismo é um conceito utilizado para se encontrar o estilo de cabelo e maquiagem mais adequado  para cada cliente. Foi criado em 1936, pelo maquiador francês Fernand Aubry, e tem origem na palavra visage, que significa rosto. Partindo do conceito do arquiteto Americano, Louis Sullivan,  da famosa escola de arte Bauhaus onde “A Função  Define a Forma” , ele deu um novo rumo para a Arte de cortar cabelos e para os Maquiadores. Definiu visagismo como uma obra de arte e, visagista  como o um  escultor do rosto humano.

 

    No Brasil, no entanto, essa técnica começou a se expandir somente em 2002, quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro Visagismo - Harmonia e Estética (Editora Senac).

 

    Hoje, com a despadronização,  podemos dizer que  toda pessoa busca  uma imagem personalizada. E para isso, agora temos o  Visagismo que analisa os símbolos arquétipos existentes na imagem de cada um para criar um visual que venha de encontro a sua realidade interior, a sua identidade.

 

    O visagista, com conhecimento da linguagem visual, aliado aos princícios de harmonia e estética promove a verdadeira beleza de cada um.

 

   Assim podemos criar uma imagem pessoal exclusiva que venha dar harmonia no seu visual, atendendo tanto as necessidades estéticas, emocionais,  quanto profissionais. Pois cada momento em nossas vidas pede um visual em harmonia com os nossos objetivos.

    Por exemplo, uma mulher que está iniciando no mercado de trabalho, logo após uma graduação universitária, naturalmente necessita passar uma imagem com expressividade e dinamismo, mas muitas vezes ainda esta com um visual juvenil que não corresponde ao seu novo objetivo, então um corte que valorize o seu lado determinado e seguro para se afirmar profissionalmente se faz necessário.


    Tudo isso não quer dizer que deixamos de lado as tendências da moda. Ao  contrário sempre estamos atentos para conciliar formas e cores atuais que venham de encontro a um novo visual que o cliente deseje.


    Para fazer a mudança fotografamos a (o) cliente com o cabelo preso para analisar o tipo do seu rosto. Estudamos os traços  geométricos  no computador para fazer um corte atual, com harmonia e beleza.

QUAL O MELHOR CORTE DE CABELO PARA DETERMINADO FORMATO  DE ROSTO ?

            Abaixo, mostro  as características de cada formato de rosto e qual corte de cabelo combina melhor com cada feição, criando a moldura perfeita. Quando falamos em formas geométricas para o rosto, apenas estamos  ilustrando, pois as linhas do rosto real não tem formas tão duras.:

   Rosto redondo: Angelical e lúdico
Esse tipo de rosto possui poucos ângulos. Cabelos com laterais mais retas, que cubram as maças do rosto, minimizam o aspecto arredondando, levemente perfilado na altura do lábio superior. Cria-se um efeito mais sutil e alonga a silhueta. Se optar a usar franja, sempre em diagonal ou bem desfiada para formar uma transparência que mostre o comprimento do rosto. Se forem retas e pesadas  evidenciam o formato arredondado e largo do rosto.

    Rosto oval: Delicadeza e suavidade
A largura do rosto oval corresponde a dois terços do seu comprimento. A testa é arredondada, assim como as linhas das maças do rosto e queixo. Franjas retas ou laterais são bem vindas, dando a impressão do rosto não ser tão longo. Para tirar o “ar” angelical podemos fazer um corte com mais movimento, camadas sutis que criam irregularidades, proporcionam volume e suavizam esse aspecto arredondado. Cortes perfilados, a partir do queixo, criam leveza e suavizam o queixo, que pode ser levemente retraído. A base do corte pode ser mais reta.

  Rosto quadrado/retangular: força e segurança
Tem ângulos retos e maçãs do rosto salientes, de que descem até a mandíbula numa linha quase vertical. O rosto retangular é uma variação do rosto quadrado, um pouco mais longo. A curva da mandíbula se posiciona abaixo da linha dos lábios e o queixo possivelmente pronunciado. Cortes mais desestruturados, linhas assimétricas e um pouco mais de volume valorizam esses tipos de rosto. Cabelos curtos, em especial, se adequam muito bem a esse formato, por expor todas as linhas inclinadas (dinamismo).

    Rosto triangular dinamismo e extroversão. Neste a mandíbula bastante evidente e a região da testa é estreita. As maças do rosto não são pronunciadas. Franjas diminuem esse aspecto criando mais área nessa região, suavizando em relação à mandíbula. Cortes com volume e movimento em comprimentos médios valorizam esse formato de rosto.

   Rosto hexagonal com laterais reta. Dinamismo e extroversão
Esse rosto é bem harmonioso e devido aos muitos ângulos é bem fotogênico. O rosto de Gisele Bündchen e  muitas modelos são Hexagonais. Para realçar as linhas inclinadas sugerimos cortes desfiados e com textura   mais ousada. Também vale investir em  mechas com dois tons para completar o visual que valoriza o seu lado de pessoa determinada e criativa.

Ivando Hair Design e Visagista.

 

 

 

 


 

 
Portal modificado sobre a licença GNU/GPL por Tec Hosting do Brasil